/ Notícias GACBA

Show Movimento Exploesia tem apresentação no Teatro Rubi

Data: 21 de novembro, às 20h30.

Show Movimento Exploesia no Teatro Rubi

Dia 21 de  novembro,  às 20h30.

Propósito - Mostrar e divulgar a força poética autoral da mulher baiana, dialogando com outras linguagens artísticas: música, teatro, dança e audiovisual.

Objetivos – Buscar a autoafirmação e reconhecimento dos nossos múltiplos talentos bem como emocionar e tocar o público com o enlevo que o nosso espetáculo proporciona. Motivar e estimular o surgimento de novos talentos poéticos.

Como será - A Apresentação terá a participação de 20 poetas em uma costura dinâmica e coesa em que a Poesia seja a arte principal no diálogo com as demais artes consistindo de um entrelaçamento entre declamações de poesias e músicas autorais, encenações teatrais (esquetes), projeção de videopoemas e dança.

Fala – “Levaremos toda a intensidade poética da mulher baiana”, enfatiza Vitória Régia, poeta, jornalista, cineasta e uma das fundadoras do Movimento Exploesia.

HISTÓRIA – O Movimento Exploesia foi fundado em janeiro de 2015 sob inspiração de uma poeta paulista, Da. Clotilde Sampaio (in memoriam), D. Clô, como era chamada, que viveu na Bahia, especificamente no Pelourinho, divulgando e valorizando a poesia e outras artes.

O Projeto foi criado por Vitoria Regia Sampaio, Dilu Machado e Emanuela Carvalho, e a  ideia inicial era divulgar a poesia de autoras que não estavam na mídia, marcar um território feminino na literatura onde a predominância masculina já é vastamente conhecida.

O Movimento cresceu e lançou até agora mais de 30 poetas em suas edições mensais, ocorridas em espaços culturais, restaurantes, cafés e bares da cidade. Com a diversidade artística das poetas as edições foram sendo integradas com outras artes tais como pintura, música, composição, canto, vídeos, fotografia, dança, teatro, num processo de criação autoral próprio.

Além das edições mensais o grupo também se apresenta, a convite, em escolas, asilos, Fundações e Projetos Culturais, abertura de shows, lançamento de livros, Universidades, Hospitais. Para isso já produziu alguns sketches performáticos sob diversos temas.  O Projeto também engloba uma Oficina de Declamação para autoras e simpatizantes que desejam se aperfeiçoar na arte da leitura e recitação de poemas.

A primeira Antologia Poética do Movimento foi lançada em março de 2018, com 20 poetas.